sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Brincadeiras para o Natal e confraternizações.
















Antes de qualquer coisa gostaria de salientar que este não é um blog especifico de dicas e  esta postagem surgiu em 2009 quando estava organizando uma festa em família e queria fazer um natal diferente. Decidi compartilhar no blog alguma dessas brincadeiras ,pois acredito que muita gente tem dificuldade em encontrar coisas do tipo. E a postagem é grande por servi ao proposito de reunir o máximo de brincadeiras que em um só lugar e facilitar a pesquisa das pessoas.
Surpreendentemente este acabou sendo um espaço bastante acessado e em respeito as pessoas que contribuem, visitam e comentam fiz este adendo. Agradeço a todos pelo carinho e peço desculpas por não postar mais coisas do tipo.  Fiquem a vontade para comentar, experimentar e deixar suas sugestões. Leiam os comentários que vocês encontrarão muitas sugestões de brincadeiras interessantes também.




BINGO


Cada um leva no dia da confraternização um brinde, tipo 1,99 que dê para homens, mulheres e/ou criança a exemplo de vasilhas de plástico, porta retratos, canecas comemorativas, pacote de bala ou bombom, algumas pessoas levam penca de banana embrulhadas ou abacaxi,coisas engraçadas. Comprar ou fazer as cartelas de bingo e distribuir para os participantes, use feijão ou milho para marcar, assim, todos se divertem e acabam ganhando alguma coisa.

DIREITA E ESQUERDA

Coloque todo pessoal em circulo.Entregue 4 presentes a 4 pessoas, uma longe do outra.Comece a ler um texto cuja estória contenha as palavras Direita e Esquerda.Toda vez que as palavra DIREITA for falada, os 4 presentes devem ser movidos para a direita .Se for a palavra ESQUERDA, os presentes passam para a pessoa à esquerda. Use bastante essas palavras-chaves para dar bastante movimento à essa dinâmica.No final da estória quem estiver segurando presente é o seu dono.

Variação: O presente 1, poderia ser uma coisa normal/legal;o presente 2 poderia ser bombons para compartilhar,o presente 3 seria doado para alguém do circulo ; e o presente 4, o dono dele deveria realizar uma tarefa (pagar mico)para que o presente fique com ele.

“Pessoal, eu gostaria de poder comprar presentes para cada um de vocês ,mas não foi possível(a grana tava curta,etc…).Então comprei esses 4(ou 5,6,…) presentes para alguns de vocês. Só que não vou escolher para quem dar. Vou fazer uma brincadeira para decidir com quem cada presente vai ficar.Por favor formem um circulo.Vou ler um texto…”
Você pode aproveitar esse momento do círculo para fazer uma oração e os votos de feliz natal, se assim todos desejarem...
Uma menina vivia muito triste,ninguém sabia o motivo.um certo dia perguntam-lhe o que havia com ela.ela então respondeu:
- Sou triste por que não conheço deus,não conheço sua historia, essa certa pessoa lhe falou:
- Não fique triste eu lhe indicarei um caminho onde encurtarás alguém que saberá te dizer a história,e quando lá chegar entre na porta 1°direita no final o caminho é o seguinte: na pista da esquerda à um bairro você devera entrar na rua da esquerda depois segue pela direita ,direita de novo e quando avista uma casa amarela entre na porta da esquerda.e encontrarás uma igreja pare e peça mais informações a menina conseguiu achar o caminho quando lá chegou viu um padre e falou -lhe sobre sua historia triste.o padre ajudou ela a continuar o caminho aqui na igreja a uma sala a esquerda entre lá.depois escolha uma das portas tem 3 esquerdas e 4 direitas escolha apenas uma.
A menina pensou bem,e lembrou do que aquela certa pessoa tinha lhe falado,e entrou a 1°da direita,lá achou aquela certa pessoa,como ela estava curiosa para saber quem era porque a pessoa não se apresentou no começo perguntou:
- Quem é você?
A pessoa respondeu:sou a salvação do mundo a menina entendeu a resposta e se pós a chorar,falando que era seu maior sonho conhecê-lo. Deus então lhe disse: não posso te levar comigo,mas lembre entre sempre na porta direita.”




BARRA PREMIADA

Cada pessoa deve levar 5 reais e uma barra de chocolate ou chocotone. Coloque as barras na mesa e o dinheiro no pote. Outro pote coloque os nomes das pessoas que participaram. Escolhe alguém para começar a brincadeira essa pessoa pega um nome do pote e lê esse nome deve pegar uma barra de chocolate e já perdeu a chance de ganhar o dinheiro e ele tira outro nome e assim continua mais o último nome leva todo dinheiro e a barra de chocolate que sobrou.
Você pode selecionar cinco colares com anjinhos de natal para pessoas q não estavam participando da brincadeira e coloquei os seus nomes junto com os dos participantes, daí,quando o nome do anjo era sorteado esse anjo tinha o poder de resgatar alguém que já tinha perdido a chance de ganhar o dinheiro e o coloca novamente no copinho de sorteio.


BOMBONS DA PAZ

Você diz que só tinha dinheiro para comprar um presente por isso você sorteou 1 pessoa para recebê-lo. A pessoa sorteada deverá ler em voz alta a mensagem colada sobre a caixa antes de abri-la.a mensagem é:”Parabéns! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente .Ele simboliza a confraternização, a amizade e a paz. Mas o presente não será seu.Você deverá entregá-lo para a pessoa que você considera mais organizada aqui presente.” A cada pessoa que recebe o presente, você entrega uma mensagem para ela ler de acordo com a característica pedida.Próxima mensagem: “Parabéns,você”
Parabéns! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente ele simboliza a confraternização, a amizade e a paz. Mas o presente não será seu.
(Observe a todos e entregue o presente para a pessoa que considera mais organizada).
A organização é algo de muito valioso, e você, como portador desta virtude, irá entregá-lo que achar mais feliz.
Você é feliz! Construa sempre sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, mas de nós mesmos, mas o presente ainda não é seu, entregue-o a uma pessoa que achar meiga.
A meiguice é algo raro, e você a possui. Parabéns! Mas o presente ainda não é seu, pois você com esse jeito meigo, não vai se importar de o entregar à pessoa mais extrovertida.
Por teres esse jeito extrovertido, você foi escolhido para receber este presente, e agora, mostrando sua virtude, entregue-o a quem você achar mais inteligente.
A inteligência foi dada por Deus. Parabéns, por teres encontrado espaço para demonstrar seu talento, agora passe o presente para quem achares mais simpático.
Para comemorar, sorria, pois o mundo anda amargo e para melhorá-lo precisamos de pessoas como você, sorria, mas o presente ainda não é seu, passe-o para a pessoa que achar mais solidária.
Solidariedade é uma virtude rara no mundo de egoísmo em que vivemos, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais alegre.
Alegria, pessoas como você transmitem alto astral, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais criativa.
A criatividade é fundamental para inovar e dar brilho ao nosso mundo, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa mais trabalhadora.
Que orgulho ter essa virtude, mas o presente ainda não é seu, entregue-o para quem você ache que tramite PAZ.
O mundo inteiro clama por paz e você, gratuitamente, transmite esta tão grande riqueza, parabéns. Com muita paz, abra o presente e diga o que está escrito na embalagem (A pessoa terá de dizer “BOMBONS DA PAZ”) Agora prove que você transmite paz e compartilhe com todos que aqui estão e deseje-lhes muita paz, força e união.

TÚNEL DO TEMPO

Na hora da festa entregue um envelope grande a cada participantes pedindo para que coloquem na “orelha” de dentro do envelope o nome da pessoa a qual eles haviam tirado de amigo secreto juntamente com sua foto dos tempos de criança. Escolha alguém para iniciar a brincadeira, esta pessoa vai até a mesa e pega o envelope que estava escrito seu nome, abriu o envelope, pegou a foto e tentou adivinhar de quem se tratava, ou seja, quem havia lhe tirado. Vocês pode estabelecer um número de chances para erros e pedir a pessoa para fazer alguma coisa caso erre (pagar mico). OBS: Também podem pedir para as pessoas colocarem algo pessoal que estiverem usando na festa dentro do envelope. È importante que ao escrever o nome no envelope tentem fazer com uma letra não muito óbvia ou então que peçam a alguém para escrever, evitando que a pessoa reconheça quem o tirou através da letra

AMIGO DA ONÇA

Todos os presentes dos participantes ficarão em uma mesa. Será distribuído papeis com numeração de 1 ao nº de participantes. O nº1 vai na mesa escolhe um presente da mesa e sai. O nº dois escolhe um presente, se não gostar tem direito de trocar com o do nº um, o nº três vai escolhe um presente e se não gostar pode trocar ou com o do nº um ou com o do nº dois e segue. Para alegrar no meio dos presentes agente pode colocar um presente de “Kit limpeza”(Bombril,sabão,esponja,detergente…) ou outro sem graça; a pessoa que ganha este presente fica chateado, e mais chateado ainda a pessoa que ele trocar, mas no final o Kit será trocado por o real presente que deve está escondido.

CAIXINHA DE SURPRESAS

1. Prepara-se uma caixinha com tarefas engraçadas, fechando-a bem. Escolha tarefas como: imitar um gato pular como um sapo, imitar um macaco, pular numa perna só, etc…
2. Colocam-se os participantes do grupo sentados em círculo.
3. A caixinha deverá circular de mão em mão até num sinal dado, ou ao som de uma música, que pare subitamente.
4. Aquele que estiver com a caixinha no momento em que é dado o sinal, ou em que a música para, deverá tirar da caixinha um papel e executar a tarefa prescrita.
5. A brincadeira continua enquanto houver papeletas na caixinha

PRESENTE ESPECIAL

Pega uma caixa de sapato, enfeita bem bonita e coloca um espelho dentro. Aí, você diz q comprou um presente muito lindo, q acha q todo mundo vai gostar, mas ainda não decidiu pra quem vai dar. Então pergunta quem gostaria de olhar o presente para constatar se realmente é bonito. Todos q olharem verão sua imagem refletida e então vão realmente julgar q o presente é lindo, e aqueles q não viram ficarão curiosos. A graça é pedir para aqueles q virão não comentar como os demais… Bom, se tiver alguém desinteressado pelo presente, este deverá ficar como o mesmo… ressaltando q esta pessoa talvez não goste… depois a surpresa


MIMICA

Dividimos os convidados em 2 ou 3 grupos… pegamos 1 pessoa de cada grupo para fazer as mímicas (sempre pego frases de ditados populares…Ex:cada macaco no seu galho. Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher… etc ) cada grupo pega 6 ditados (só a pessoa que faz a mímica e o grupo contra ele q pode ver a frase) … e pra ficar mais empolgante colocamos um tempo de 45 segundos… no final o grupo q mais acertar cada participante ganha um presente.


PAINEL DOS DESEJOS

Façam um painel de envelopes com o nome de cada pessoal presente. Durante a festa entregue cartõezinhos e canetas para os convidados assim eles poderão colocar os bilhetes nos envelopes de seus amigos anonimamente ou nao, e no final cada um leva seu envelope pra casa. Ao invés de envelopes estou pensando em comprar um gorro de papai noel ou botinha de natal pra cada e pendurar na parede.


DUPLA PREMIADA

Elabore cartões pequenos (a figura da capa era uma árvore de natal) e abrindo havia uma frase. Ex: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”. Sempre 2 cartões com a mesma frase. Quando cada convidado chegava, recebia 1 cartão e pedíamos que o guardasse para uma surpresa durante a festa. No meio do tempo estimado para a festa, alguém da equipe organizadora fazia a seguinte comunicação: Feliz Natal a todos! Agora uma surpresa: Temos vários presentes para entregar. Para ganhá-los, cada um de vocês precisa encontrar o colega que está com o cartão com a mesma frase. Os primeiros presentes são os melhores, portanto, apressem-se e aproveitem para confraternizar! Boa sorte! As duplas devem se apresentar aqui em frente (uma pessoa deverá ficar responsável por organizar a entrega dos presentes para as duplas).

AMIGO SECRETO COM PERSONAGENS.

Cada um dos participantes deve tirar dois papeizinhos – um com o personagem que ele é, outro com o personagem que ele tirou. Exemplo: o primeiro papel dirá EU SOU O PATETA, o segundo papel dirá SEU AMIGO SECRETO É O FRED FLINSTONES, e por aí vai… ou seja, os participantes não sabem quem eles tiraram até o momento da troca de presentes! É uma surpresa geral, muito divertido. Pra ajudar na compra dos presentes, sugiro no momento que os papeizinhos forem tirados, passar uma lista aos participantes, com o nome de todos os personagens, para que escrevam ao lado o que gostariam de ganhar… afinal de contas, as pessoas não saberão nada sobre seus amigos secretos! Sexo, idade, grau de parentesco, nada… é muito divertido!

QUEM COMPROU, JÁ ME DEU.

O dono da casa começa escolhendo qualquer presente da árvore, e diz “Esse presente é meu e foi FULANO quem comprou!”. A pessoa que comprou o presente deverá dizer SIM ou NÃO. Se for SIM, o ganhador abre o presente, se for NÃO ele simplesmente o devolve para a árvore, e pode pagar um mico escolhido por quem comprou o presente. Em ambos os casos, quem comprou o presente é o próximo a escolher um presente da árvore, e assim vai até o final…. 


RESPOSTAS CANTADAS


Distribui a dinâmica impressa no papel dobrado para cada participante, pedi que não abrissem até eu começar a brincadeira. Expliquei que todas as perguntas eu fizesse seriam respondidas cantadas. E assim foi uma delícia. Se tiver alguém que toque violão  fica ainda mais divertido. Você pode mudar as músicas de acordo com o gosto do grupo. Segue abaixo

1 – Se você fosse uma celebridade e lhe perguntasse, quando você nasceu?
Eu nasci há dez mil anos atrás, e Não tem nada nesse mundo que eu Não saiba demais
2- Na família onde você cresceu, você fez muitos amigos. Quantos amigos você deseja ter?
Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar. (bis)
3- Nos momentos de aflição, a quem você recorre?
Jesus Cristo, Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui. (bis)
4- Em que lugar mesmo fica a sua casa?
A minha casa fica lá de trás do mundo, onde eu vou em um segundo, quando começo a pensar. E o pensamento parece uma uma coisa à toa, mas como é que a gente voa, quando começa a pensar.
5- Qual a sua música preferida para espantar a saudade?
Tristeza, por favor vá embora, minha alma que chora, está vendo o meu fim. É o meu coração a tua moradia. Já é de mais o meu penar. Quero voltar a minha vida de alegria, quero de novo cantar. (bis)
6- O que você faz para espantar as mágoas?
Garçom, aqui nessa mesa de bar, você já cansou de escutar centenas de casos de amor, saiba que o meu grande amor hoje vai se casar. Mandou uma carta pra me avisar, deixou em pedaços o meu coração…
7- Quando criança como sonhava com o futuro?
Os sonhos mais lindos sonhei, de quimeras mil, um castelo ergui e no seu olhar, tonto de emoção, com sofreguidão mil venturas vivi.
8- Qual o segredo para você se manter sempre jovem?
É o amor, que mexe com minha cabeça e me deixa assim. Que faz eu pensar em você, esquecer de mim. Que faz eu entender que a vida é feita pra viver.
9- Onde você mora?
Moro, num país tropical, abençoado por Deus, e bonito por natureza. É fevereiro, é fevereiro, tem carnaval, tem carnaval.
10- Nos tempos de mocidade como aconteceu seu primeiro amor?
Meu primeiro amor, foi como uma flor que desabrochou e logo morreu. Meu primeiro amor, tão cedo acabou, só com a dor deixou neste peito meu. Nesta solidão, sem ter alegria, o que me alivia, são meus tristes ás.
11- Qual tipo de festa você gosta de promover na sua família?
Festa na roça é pra de lá bom, o sanfoneiro é que comanda o som. A gente dança à moda sertaneja, tomando cerveja e comendo batom.
12- Como você termina um dia de trabalho e realizações?
Por isso eu digo, obrigado Senhor por mais um dia, obrigado Senhor, por eu saber. Que seria de mim, se a fé que eu tenho em você.(bis)
13- Estamos reunidos aqui para festejar o quê?
Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Então é Natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, do amor como um todo.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
14- Mais um ano se passou e mais uma vez estamos juntos e o que poderemos dizer para terminarmos esta festa?
Hoje, é um novo dia de um novo tempo que começou
Nesses novos dias, mais alegrias serão de todos é só querer
Todos os nossos sonhos serão verdade, o futuro já começou
Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser, quem vier
A festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser, quem vier
Hoje, é um novo dia de um novo tempo que começou
Nesses novos dias, mais alegrias serão de todos é só querer
Todos os nossos sonhos serão verdade, o futuro já começou
Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser, quem vier
A festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser, quem vier
Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser, quem vier
A festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser, quem vier
(Bis)


BATATA QUENTE

Material:

Caixa de sapato
kits alegria (aqueles dados em festas tipo oculos engraçados, perucas, gravatas, mascaras, fantasias, Poá, etc..)
Presentinhos (algo de 1,99, balas, chocolates, livros que já leu, etc)
Cartões com Micos (escrever um mico em cada cartão)
1 Cueca E 1 Sutiã bem grandes e coloridos se possível
1 cartão com a palavra ladrão
1 cartão com a palavra policia
Musica

Como brincar?

A pessoa que está organizando coloca um dos itens na caixa de sapato e entrega a um participante e coloca uma musica… os participantes devem ir passando a caixa de mão em mão até o organizador parar a musica. aquele que estiver com a caixa, abre a caixa, se tiver presente ele fica com ele, se tiver um mico ele tem que pagar, se tiver o kit alegria ou a cueca e o sutiã ela tem que usar por cima da roupa, se tiver a palavra ladrão ele rouba o presente que alguém já ganhou na roda e a policia pega o presente que o ladrão roubou e devolve pra pessoa que tinha ganhado.
O ideal é que o ladrão seja colocado depois q todos os presentes ja tiverem sido distribuídos, e a policia logo depois… pq ai a pessoa vai achar q levou vantagem e logo em seguida perderá o gostinho do presente.
Depois que acabar, junte todos os fantasiados e tire uma foto… rende boas risadas!
CUIDADO: o total de itens deve ser menor que o numero de pessoas na roda e tem que se tomar cuidado pra não ficar cansativo… você também pode fazer com que as pessoas que ja ganharam presentes saiam da roda… 

 

A COR DO ABRAÇO

Entregue a todos os participantes papeizinhos escrito BRANCO. Explique que vai falar diversas cores e quem tiver as cor levante e de um abraço no colega que tema mesma cor .Como os papeis todos estão escrito apenas Branco e os participantes não o sabem, ficam esperando dizer a cor que esta em seu papel.E o orientador vai falando diversas cores tipo: amarelo, azul escuro, vermelho, rosa vibrante e nada de ninguém levantar…ate que o orientador fala BRANCO…..gente é impressionante o pulo que todos dão da cadeira e ai todos se abraçam e deseja-se um Natal de Paz. 


CAÇA AO TESOURO

Esconda vários bis brancos e a mesma quantia de bis preto. divide em 2 grupos, um grupo tem que achar os bis brancos e o outro grupo os bis pretos, detalhe.. se o grupo do bis branco achar bis preto, eles comem, assim o outro grupo vai ter menos bis para achar, e vice versa. O grupo de achar ais bis da sua cor é o vencedor. Como premio pode ser dado caixas de bombom para dividir entre eles. É muito divertido !!!


AMIGO SECRETO DOS SEXOS…

O amigo secreto dos sexos começa dividindo o pessoal da família em homens e mulheres, quantidades correspondentes as pessoas participantes. Cada um pega um papel que estará escrito homem ou mulher e deverá comprar um presente para o sexo que pegar (sem saber na verdade quem pegará) Na hora de revelar o amigo secreto dividi-se os presentes em presentes p/ homens e presentes p/ mulheres, a primeira pessoa começa pegando um papel agora com nome das pessoas. Por exemplo eu pego o meu pai, vou na mesa que estão os presentes de homens, escolho um presente e revelo o meu amigo secreto, se peguei a minha mãe pego um presente da mesa das mulheres. Ou seja na verdade ninguém sabe quem pegará e até se dará o presente que comprou. Seria estipulado um valor p/ compra do presente, não uma quantia muito alta.

6 OU 1

Embrulhe presentes baratos e sem graça e também alguns legais. O primeiro embrulho deve ser bonito, mas em volta deste, embrulhe com jornal, amarre também com barbante, etc. O importante é dificultar a abertura do presente. O presente da vez deve ser entregue para a primeira pessoa da roda. Para a pessoa seguinte são entregues 2 (ou apenas 1) dados. Se esta pessoa tirar 6 ou 1 no dado, tem o direito de pegar o presente da mão da pessoa anterior e continuar a desembrulhá-lo. Caso tire outro número qualquer, ela passa os dados para a pessoa seguinte. Fica com o presente quem conseguir desembrulhá-lo até o final. Ou seja…o presente vai passando apenas pelas pessoas da roda que tirarem 6 ou 1. O legal é o desespero da pessoa tentando desembrulhar rápido, antes que alguma outra pessoa tire 6 ou 1. Mas vale deixar bem claras as regras da brincadeira … do tipo: não pode sair rasgando o papel do embrulho (tem que abrir direitinho..) etc.

 

BRINCADEIRA DO BALÃO.

Entrega-se para cada participante um pedaço de papel, uma caneta e um balão. Então, pede-se para que cada pessoa escreva uma mensagem única, algo que estiver na mente, qualquer coisa, desde um FELIZ NATAL! até um NÃO SEJA TÃO PESSIMISTA, QUE ESTE ANO VOCÊ SE RENOVE! Qualquer coisa, depende da criatividade de cada um. Então pede-se para que as pessoas coloquem seu papel com sua mensagem dentro do balão e o encha de ar e dê um nó. Quando todos estiverem prontos, mande todos jogarem seus balões para cima, bem longe. Então, cada um deve tentar pegar outro balão, estourá-lo e ler a mensagem que encontra-se dentro em voz alta.


BRINCADEIRA DO PORQUINHO

Em circulo entrega-se um porquinho (pelúcia, barro, etc) cada um ira beijar em uma parte do corpo do porquinho e passar para o outro ao lado e sucessivamente, não pode beijar na mesma parte que outros beijaram. Sejam criativos (orelha, olho, boca, rabo, barriga etc). Quando todos fizeram isso o animador diz que agora cada um ira beijar o amigo da direita no mesmo lugar que beijou o porquinho!

Quem tiver mais sugestões não deixe de colocar nos comentários.
Espero que se divirtam!
Feliz Natal!


182 comentários:

  1. Gostei muito de suas brincadeiras, e são elas que irão alegrar o meu e nosso Natal; Pois era disso que precisava!!!! Adorei

    ResponderExcluir
  2. Poxa ein..
    bem legal, legal mesmo.

    ResponderExcluir
  3. eu achei mt legal só não entendi das respstas cantadas como devo proceder para brincadeira me explique por favor quero fazer neste ano por favor bjs marcia

    ResponderExcluir
  4. Marcia Para fazer as respostas cantadas voce elabora perguntas em que algumas musicas se encaixem como resposta ai distribui estes papeis para que o pessoal responda cantando..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lIVIA AMEI SUAS DINAMICAS, SÃO ÓTIMAS VOU UTILIZA-LAS NESTE FINAL DE ANO COM O GRUPO DE SENHORAS DA MINHA iGREJA.

      Excluir
    2. Adorei...vão me ajudar demais...valeu...

      Excluir
    3. Adorei todas as brincadeiras,vou realizar pelo menos duas amanhã

      Excluir
  5. Podem fazer as brincadeiram eu as fiz aqui em casa com algumas adaptaçoes e foi o maior sucesso

    ResponderExcluir
  6. no Natal do ano passado já fizemos 2 das suas brincadeiras. O pessoal adorou, foi um Natal muito feliz, todos interagiram, foi uma delicia. Neste ano usarei outras brincadeiras, além do nosso Bingo que fazemos o seguinte: Cada família traz vários presentes (1,99 ou + ), colocamos tudo numa mesa bem enfeitada. Distribuimos cartelinhas para todos que quiserem participar, quem ganha vai até a mesa e escolhe um presente. Foi um incrível sucesso, as crianças ficaram super excitadas, foi tudo de bom. Obrigada pelas dicas. Paula e Cláudia

    ResponderExcluir
  7. Adorei as suas sugestoes. Nossa festa de fim de ano sempre tem muita gente (ate 120 pessoas) e gostamos de inovar. Com certeza irei usar algumas das suas ideias, so nao entendi da resposta cantada. Parabens !!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei as brincadeiras...
    Irei fazer algumas aqui em casa..
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, gostei muito das brincadeiras, vou fazer algumas neste natal.

    ResponderExcluir
  10. Adorei suas ideias,achei o q estava procurando.
    Obrigada!!!!!!!
    Tambem queria sugerir a brincadeira dos balões,onde vc distribui um balao p cada participante,um palitinho(de dente)e um pedaço de papel.Pede para cada um escrever o seu sonho p o novo ano.Em seguida colocar dentro do balao e enche-lo.Cada um deve proteger o seu sonho(no caso o balao),e no final quem ficar com o balao sem estourar ganha uma caixa de bombons.VC combina com alguem antes, que esteja na brincadeira, p furar um balao de alguem.Ai pronto,ta feita a bagunça,todos estouram os baloes dos outros.No final vc diz q ninguem ganhou,pq vc nao mandou destrui os sonhos de ninguem e sim,proteger o proprio sonho.E distribui os bombons p todos.Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da ideia de colocar o sonho dentro do balão...

      Excluir
  11. Amei todas as dicas!Tenho certeza que minha família irá adorar!!!
    O natal é isso:Momento de ALEGRIA!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Que bom que todos estão usando as dicas e inventando novas brincadeiras esta é a intenção deste post, vou ver se invento e pesquiso outras brincadeiras para vocês. Aqui em casa eu fiz a do esquerda e direita, o bingo com personagens e da caixinha de tesouro ano passado foi muito divertido

    ResponderExcluir
  13. oi adoreia as brincadeiras, jáfiz o da caixa de bombons, todos adoraram, agora vou fazer o da direita eesquerda, e o caça oa tesouro para as crianças.beijos você caiu do céu....parabéns

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito das sugestões.
    Obrigada.

    Aqui vai a minha contribuição:

    APARÊNCIAS ENGANAM

    Geralmente em meio aos apelos comerciais do Natal as pessoas esquecem da verdadeira razão da data. Esta dinâmica é emocionante porque leva a refletir sobre valores, amor ao próximo e julgar pelas aparências.

    Peça que todos os participantes do amigo secreto comprem presentes neutros (que sirvam tanto para homens quanto para mulheres).

    Peça que entreguem a você um dia antes da data (ou mais, se achar melhor e for possível). Você deve colocar todos em nova embalagem. Disfarce o conteúdo. Use caixas grandes ou pequenas. Faça embalagens luxuosas e simples. Serve até embrulho feito com jornal. Mas capriche nos laços. Dê um charme a cada pacote. Mesmo os que estiverem com papel simples, tipo saco de pão.

    Na noite de Natal faça um sorteio para determinar o primeiro que irá escolher um dos presentes. Depois que essa pessoa escolher seu pacote deve chamar outro participante para também fazer sua escolha.

    A partir da segunda pessoa, quem está conduzindo a brincadeira pergunta se quem acabou de tirar um pacote quer trocar seu presente com alguém que já está com um pacote nas mãos.
    Se a pessoa disser que sim o escolhido tem que trocar. Não pode dizer que não troca. O interessante é que há quem queira trocar por causa do tamanho ou da beleza do presente. Sem nem mesmo ter ideia do que ele contém.
    Quando eu realizei esta brincadeira eu fiz o seguinte comentário: "Dizem que nos menores frascos estão os melhores perfumes... mas cuidado... dizem também que nos menores frascos estão os piores venenos..."

    Ninguém pode abrir os pacotes até que todos estejam com um presente nas mãos.

    Antes de dar a ordem para abertura dos pacotes você pode fazer uma reflexão, uma mensagem sobre JULGAR AS COISAS PELA APARÊNCIA.Julgar um livro pela capa, julgar uma pessoa pela primeira imagem.... Fale de como somos levados a fazer isso com frequência. Que no próximo ano possamos amar mais ao nosso próximo e não julgá-lo baseado no primeiro olhar... nas aparências... no superficial. Lembre que essa noite marca a vinda do nosso Salvador. Lembre das lições que Jesus trouxe ao mundo. E tenha uma noite feliz.

    Beijos

    Jacilene

    Quando fiz esta brincadeira todos gostaram demais.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito das sugestões.
    Obrigada.

    Aqui vai a minha contribuição:

    APARÊNCIAS ENGANAM

    Geralmente em meio aos apelos comerciais do Natal as pessoas esquecem da verdadeira razão da data. Esta dinâmica é emocionante porque leva a refletir sobre valores, amor ao próximo e julgar pelas aparências.

    Peça que todos os participantes do amigo secreto comprem presentes neutros (que sirvam tanto para homens quanto para mulheres).

    Peça que entreguem a você um dia antes da data (ou mais, se achar melhor e for possível). Você deve colocar todos em nova embalagem. Disfarce o conteúdo. Use caixas grandes ou pequenas. Faça embalagens luxuosas e simples. Serve até embrulho feito com jornal. Mas capriche nos laços. Dê um charme a cada pacote. Mesmo os que estiverem com papel simples, tipo saco de pão.

    Na noite de Natal faça um sorteio para determinar o primeiro que irá escolher um dos presentes. Depois que essa pessoa escolher seu pacote deve chamar outro participante para também fazer sua escolha.

    A partir da segunda pessoa, quem está conduzindo a brincadeira pergunta se quem acabou de tirar um pacote quer trocar seu presente com alguém que já está com um pacote nas mãos.
    Se a pessoa disser que sim o escolhido tem que trocar. Não pode dizer que não troca. O interessante é que há quem queira trocar por causa do tamanho ou da beleza do presente. Sem nem mesmo ter ideia do que ele contém.
    Quando eu realizei esta brincadeira eu fiz o seguinte comentário: "Dizem que nos menores frascos estão os melhores perfumes... mas cuidado... dizem também que nos menores frascos estão os piores venenos..."

    Ninguém pode abrir os pacotes até que todos estejam com um presente nas mãos.

    Antes de dar a ordem para abertura dos pacotes você pode fazer uma reflexão, uma mensagem sobre JULGAR AS COISAS PELA APARÊNCIA.Julgar um livro pela capa, julgar uma pessoa pela primeira imagem.... Fale de como somos levados a fazer isso com frequência. Que no próximo ano possamos amar mais ao nosso próximo e não julgá-lo baseado no primeiro olhar... nas aparências... no superficial. Lembre que essa noite marca a vinda do nosso Salvador. Lembre das lições que Jesus trouxe ao mundo. E tenha uma noite feliz.

    Beijos

    Jacilene

    Quando fiz esta brincadeira todos gostaram muito.

    ResponderExcluir
  16. Amei suas sugestoes,Com certeza vou usar varias e fazer do nosso natal ainda mais feliz com suas dicas.Soraya

    ResponderExcluir
  17. ADOREI VOU FAZER BJOS AMEI DE VERDADE

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito de todas,gostaria de fazer a resposta cantada. porém não a entendi. Poderia me fornecer mais explicações? Obrigada, Débora

    ResponderExcluir
  19. Adorei as brincadeira!!! com certeza vou adotar uma p/ animar o meu Natal em família...
    Tenha um Santo e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  20. Livia
    Adorei suas brincadeiras. Que bom se todos brincassem nesa data, se deixassem para trás as dificuldades e relaxassem um pouco. Obrigada pela colaboração. Um feliz Natal, repleto de saúde, amor, paz e união.Que Deus a abençoe.
    M.Regina

    ResponderExcluir
  21. Muito legal,
    Na minha casa vou usar uma brincadeira.
    A da BARRA PREMIADA, com algumas adpitções.
    No lugar de ser 5 reais e a barra vai ser 12 reais e um grupo ira a rua comprar presentes para cada pessoa na faixa de 10 reais e o resto vai pra caixinha. Na hora do sorteio a pessoa ganha o seu presente e o ultimo a ganhar o presente ganha o dinheiro.
    Assim achamos melhor do que a barra.
    Presentes são bem mais divertido.
    Sem esquecer que o Caça Tesouro com o bis tbm é muito legal.

    ResponderExcluir
  22. Adorei as brincadeiras... Vc está de parabéns!!! Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  23. Amei as brincadeiras, algumas já fizemos no natal do ano passsado. E é sempre um sucesso! Parabéns! Também na minha família costumamos fazer uma carta que envolve todos que estão na brincadeira. Tipo assim ano passado meu sobrinho recebeu uma mensagem no celular, dizendo que havia sido premiado com um carro pejjou. Era mentira. Então na carta dizia Luis muito animado vive a cantar: Eu quero meu pejjou a qualquer preço, quero que ele venha pro meu endereço...Mas era um golpe qualquer e eu dei uma de Mané... É super legal, vc vai colocando o texto de acordo com cada participante. Se for alguém muito apaixonado, Carlos vive tão apaixonado por Lília, sua vida é cantar...Estou apaixonado esse amor é tão grande!!!!!!!! Espero que gostem, aqui é sucesso todo ano. Eu renovo os textos de acordo com o que houve no decorrer do ano com as pessoas de bom ou de ruim. É ótimo!GARANTO!Beijos!

    ResponderExcluir
  24. amei todas as brincadeiras, vão fazer o maior sucesso aqui... assim todo ano era só o amigo secreto normal há 2 anos começamos o amigo da onça: fica aqui então a minha contribuição, " como forma de pagamento pelas que foram mim dadas.
    Você realiza o amigo secreto normalmente, mas na hora de revelar É QUE VEM O SEGREDO.

    AMIGO DA ONÇA; reserve em uma caixa frases que serão sorteadas na hora do realização do amigo secreto.
    FRASES DO TIPO:
    EU SOU 1 PÉ SEM CHULÉ.
    EU SOU UMA MALA SEM ALÇA.
    EU SOU UM SOL SEM BRILHO.
    EU SOU UM SACO SEM BATATA......USE A IMAGINAÇÃO.
    ai quem começar o amigo secreto tira da caixa uma frase e lê em voz alta, seja a frase qual for, e o amigo que o tirou reponde a frase,

    EX: EU SOU UM SACO SEM BATATA, e quem o tirou responde: EU SOU A BATATA DO SEU SACO.

    ou seja vc não revela quem vc tirou e sim convida a pessoa que te tirou a se revelar.
    É muito boa essa brincadeira pra rir não tem igual... BOAS FESTAS A TODOS.

    ResponderExcluir
  25. Que maravilha de brincadeiras! Amei todas!

    ResponderExcluir
  26. que legal, são brincadeiras bem criativas!
    FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir
  27. boas festas para todos que entrarem nesse site

    ResponderExcluir
  28. Marcela.
    Adorei as brincadeiras, que sem dúvidas vai fazer o nosso Natal mais divertido.
    Grata por compartilhar tão divertidas brincadeiras.

    ResponderExcluir
  29. Marcela,
    Que bom que voce teve esta ideia. Adorei todas as brincadeiras. Pode ter certeza que farei pelo menos duas este ano.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Desculpe Livia, coloquei o seu nome errado. De qualquer forma adorei as brincadeiras.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns! Achei as brincadeiras criativas e de bom gosto.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns! adorei a sua iniciativa em compartilhar o seu conhecimento.
    obrigada.

    Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  33. Rocy 20/12/2010

    Gostei muito de seu BLOG, pois estou sempre precisando de ideias para animar as festas natalinas.
    Há muitos anos sou eu quem organizo a festa de nossa família.
    Este ano resolvi escrever um livro "Natal em Família" com todas as festas que já organizei para ser distribuido com meus familiares neste Natal.
    Depois resolvi disponibiliza-lo na net e criei meu BLOG, eis então o endereço:http://natalnafamilia.blogspot.com/
    Fica então o convite para você e seus leitores me visitarem, espero que gostem.
    Desejo a todos um Feliz Natal

    ResponderExcluir
  34. Uma idéia para o bingo é a seguinte:

    Distribuimos cartelas de bingos a todos e pedimos que fiquem de pé. Quando um numero é sorteado quem tem o numero permanece em pé, quem nao tem senta e espera. Fica muito divertido.

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Parabéns, amei suas dicas e vou usar amnhã num encontro com amigos da minha Casa Espiritual!
    Bjus e um Feliz Natal!
    Sonia

    ResponderExcluir
  36. mary de oliveira

    oi essas brincadeira sao legais e servem para que a festa seja mas animada...
    nesse final de ano vou utilizar o amigo da onça
    muito obrigada pelas informaçoes
    feliz natal

    ResponderExcluir
  37. ótimas brincadeiras! estou feliz e realizada pois achei o que eu queria. O dificpil é escolher qual delas! parabés pelas sugestôes e boas festas a todos!



    Beatriz e Isaque Fonseca

    ResponderExcluir
  38. Que bom que vc gostaram das brincadeiras eu fiz este post de minha procura para organizar o natal de 2009 o qual foi muito gostoso aqui em casa a familia toda reunida. Vou aproveitar e disponibilizar mais tarde outros tipos de dicas!

    ResponderExcluir
  39. SUGESTÃO: NA CONFRATERNIZAÇÃO DO NOSSO SETOR FIZEMOS O NOSSO "AMIGO DA ONÇA", PEDIMOS QUE TODOS COMPRASSEM UM PRESENTE UNISSEX, SEMPRE FRISANDO "COMPRE ALGO QUE VOCÊ GOSTARIA DE GANHAR" E NÃO FOI ESTIPULADO VALOR ( POIS É IMPORTANTE QUE SEJAM DIVERSOS TIPOS E VALORES)...
    NA HORA, COLOCA-SE O NOME DE TODOS QUE IRÃO PARTICIPAR E ALGUÉM COMEÇA SORTEANDO O 1º PARTICIPANTE, FAZ AQUELES COMENTARIOS DO TIPO ESSA PESSOA É ANIMADA,COOPERATIVA, ETC... ENTÃO QUEM SORTEOU ENTREGA O PRESENTE PARA O 1º SORTEADO QUE TEM QUE SER ABERTO E DEIXADO NA FRENTE DA PESSOA QUE GANHOU.
    ENTÃO O 1ºSORTEADO TIRA O NOME DE UMA SEGUNDA PESSOA,DA MESMA FORMA, DIZ ALGO SOBRE A PESSOA E ENTREGA O PRESENTE - A DIFERENÇA É QUE A PESSOA QUE ABRIU O PRESENTE TEM O DIREITO DE ESCOLHER O PRESENTE QUE GANHOU OU O QUE JÁ ESTÁ ABERTO (DO 1º PARTICIPANTE);
    CASO ESCOLHA O DA OUTRA PESSOA ELE VAI ATÉ ELA E TROCA O PRESENTE, DEIXA O QUE GANHOU E PEGA O QUE ESCOLHEU. DESTA FORMA, O 3º SORTEADO TERÁ TRÊS OPÇÕES DE ESCOLHAS( OU SEJA ,ELE PODE FICAR COM O PRESENTE QUE GANHOU, OU TROCAR PELO DO 1ºOU DO 2º PARTICIPANTE).
    SENDO ASSIM O ÚLTIMO SORTEADO , PODERÁ ESCOLHER QUALQUER UM DOS PRESENTES POIS TODOS JÁ ESTARÃO ABERTOS!
    DAÍ A IMPORTÂNCIA DE NÃO ESTIPULAR VALOR, POIS OS PRESENTES MAIS CAROS SÃO OS MAIS COBIÇADOS E PROMOVEM O TROCA - TROCA, POIS TODOS OS QUEREM! A BRINCADEIRA FEZ MUITO SUCESSO...
    CLAUDIA-MACEIÓ.

    ResponderExcluir
  40. mto bom, pena q no Ctrl + c, Ctrl + v demora copiar...
    mas gostei muito.

    ResponderExcluir
  41. amei essas brincadeiras irei faze-las na noite de netal

    ResponderExcluir
  42. adorei a ideia, o natal fica mais divertido, esquecemos dos problemas do dia dia. vou fazer 2 brincadeiras esse ano. boas festas pra vcs.

    ResponderExcluir
  43. Mt bom obg, ja vai ser mt util.. mt boas bricadeiras

    ResponderExcluir
  44. Oi gente amei as bricadeiras e acho uma bem interessante: DETETIVE E LADÃO é otimo entre amigos!!!

    ResponderExcluir
  45. Adorei as idéias encontrei tudo que estava procurando...nosso natal em família será muito mais divertido agora com essas brincadeiras!!!

    ResponderExcluir
  46. Amei as brincadeiras de natal, são divertidas, estimulantes e com positivas de amizade e carinho parabéns.
    Fabi PJ

    ResponderExcluir
  47. Fiz a brincadeira do abraço colorido é tudo de bommmm muito divertido mesmo.
    Obrigado e Feliz Natal e 2012 a todos leitores.

    Maria

    ResponderExcluir
  48. Gentiii que maravilha esse tópico. Está de parabéns... felicidades

    Julie:)

    ResponderExcluir
  49. Adorei suas brincadeiras va alegrar muito o natal aqui em casa .

    FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO

    ResponderExcluir
  50. Muito bacana e criativo. Parabéns. Vou usar essas brincadeiras, obrigada pelas dicas. Feliz Natal prá Você e toda sua família.

    ResponderExcluir
  51. muito boa essas brincadeiras sao maravilhosas para bens pra quem as fez min ajudou muito.

    ResponderExcluir
  52. A-D-O-R-E-I!!!!! VAMOS FAZER COM CERTEZA!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  53. muito obrigada pelas sugestões fazer uma festa de natal pela primeira vez e nao sabia o que fazer

    ResponderExcluir
  54. eu gostei pois meu natal é um tedio e vou fazer essas brincadeiras pra ver se anima u.u

    ResponderExcluir
  55. Equipe Pedagógica da E.E.C.V. Estância/ SEterça-feira, 13 dezembro, 2011

    Adoramos suas dinâmicas, brincadeiras. Parabéns pela sua criatividade!!!! Um Natal recheado de muita Paz e Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  56. Muito legal,e muito útil suas gincanas,muitas ou podemos dizer a maioria,é divertida e barata,PERFEITA pra quem não pode gaastar muito excelente !! Tenha um Feliz Natal e Feliz Ano Novo (:

    ResponderExcluir
  57. PARABÉNS! entre outras, Amei O Bonbons da Paz! Felicidades desejo-lhe um feliz natal para vc e sua familia!

    ResponderExcluir
  58. Que maravilha sua coletânea. eu jáconhecia quase todas mas não organizein assim e na hora de encontrar foi um problema. Obrigada. feliz naral
    ADMILDE

    ResponderExcluir
  59. bem legal, muito massa, vou usar alguns. OBG

    ResponderExcluir
  60. muito legal,vou usar varias no natal,vai ser muito perfeito,

    ResponderExcluir
  61. nossa são tantas brincadeiras não sei qual vou usar no natal

    ResponderExcluir
  62. Parabens, muito bom. Você me ajudou muito

    ResponderExcluir
  63. adoreiii as sugestoes parabens continue sempree colocando sugestoes novas

    ResponderExcluir
  64. Amei as sugestoes. A cada ano eu sou a responsavel pela organizacao das festas na familia. Agora, simplesmente, nao tenho mais com o que me preocupar este ano!!! Gracas a vc.
    Muito grata. Suas brincadeiras serao ate "exportadas" para o Canada, onde vive parte da minha familia, que, sem abandonar as tradicoes da nossa terra e da nossa casa, faz um natal festivo cheio de brincadeiras.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  65. amei es brincadeiras e vou ccontinuar assesando esse site mis essas brincadeiras so não cervem para o natal como tambem cerve para fazer essas brincadeiar nas escolas mais tem vairia brincaderas legais eu escolhir para fazer no natal as brincadeiras desse site foi as:respostas cantadas e a brincadeira do direita esquerda .Mais eu hostei muito delas e são todas muito engraçadas e são todas muito legaise eu me divertir muito com essas brincadeiras olha quem criou esse siti tem muito raciosinio e tem muita inteligencia e par fazer isso ele(ela) deve ter tido o maior trabalhão para fazer isso tudo eu mesmo não conseguiria fazer isso tudo não eu não fazia nem a metade das brincadeiras que tem nesse site quando mostrei isso para minha mãe ela se acabou de dar rissada e minha prima mais minha outra prima ela sgostaram muito quem mi endicou esse siti foi a minha prima. Glicia qundo eu foi para casa dela ela me amostrou esse siti e eu comesei a assesare e gostei minha prima so assesa esse siti para toda brincadeira que ela quer ela preucura nesse siti mais tem algumas brincadeira s que ela quer que ela não acha aqui ai ela vai preucurar em outro siti mais a maioria das brincadeira qeue ela quer ela acha aqui poque aki tem quase todas as brincadeiras que ela quer mais a brincadeiara que eu achei mais enteresante foi a caça ao desouro porque ela mache com o resicinio e mache com a inteligencia em fim eu gostei de todas as brincadeiras são todas muito legais uma melhor doque a outra vou continuar assesando esse siti para eu sabar novas brincadeiara o dona desse siti deve colocar outras brincadeiras novas para agente aprendes novas brincadeiras.amei,amei,amie.beijocas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Volte sempre que desejar.. foi um trabalho que tive com muito prazer para realizar uma festa com minha família. Deu super certo e eu resolvi compartilhar.. abraços

      Excluir
    2. bom, acho que vc deveria frequentar uma aula de porugues antes de expor suas ideias na internet.

      Excluir
    3. Concordo com o anônimo do dia 24/10. Um texto imenso desse, sem parágrafos e com erros de português gritantes. Volte para a escola urgente!! Saber escrever não significa, necessariamente, ter muito domínio da língua portuguesa, mas ler um pouco mais ajudaria muito na hora de escrever algo.

      Excluir
    4. Adorei as brincadeiras, realmente muito criativas. Parabéns!

      Excluir
    5. Adorei a ideia da brincadeira do porquinho, achei muito engraçada, faremos neste Natal, com certeza!!! Valeu a dica.

      Excluir
  66. oi eu amei as brincadeiras e vou dar varias ideias para encher esse site

    ResponderExcluir
  67. É sempre bom poder contar com dinâmicas e brincadeiras que entrose as pessoas. Amei o site e com certeza este Natal será bem mais divertido. Parabéns pela criatividade. FELIZ NATALe um PRÓSPERO ANO NOVO -
    E QUE VENHA 2012. UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
  68. Parabens!!! amei as ideias concerteza ira alegrar muito meu Natal!!!!

    ResponderExcluir
  69. muito obrigado sem essas brincadeiras o nosso natal ia perder sua magia,muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada

    ResponderExcluir
  70. muito legal,irei usar nas minhas comemoraçoes

    ResponderExcluir
  71. aqui tem brincadeiras bem criativas e possiveis de mudanças. Parabéns!!!!
    Já escolhi algumas p/ as confraternizações de fim de ano.
    Tb kero partilhar essa q acho muito legal é o bindo da amizade. Vc pede q tdos tragam presentinhos tipo 1,99. Dai vc coloca o nome de tds em local bem visivel (pode ser num papel madeira ou cartolina) os mesmo nome tb tem q estar escritos em papelzinhos em um saco ou vasilha. Entrega papel e caneta p/os participante e pede q escolha 5 dos nomes q estao na cartolina pelo grau de afinidade. Agora é começa o bingo, o organizador vai pegando um papelzinho com o nome e aquele q tem em sua cartela marca. O engraçado sáo os comentário c/ relaçao aos nomes q foram colocados nas cartelas do tipo: Maria botei o teu nome pq pensei q vc fosse minha amiga, mas pelo visto...
    Jeane

    ResponderExcluir
  72. AMEI tudo! òtimas dicas!
    Parabéns!!
    Feliz Natal e um 2012 cheio de alegrias!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  73. AMEI TUEDO MUY BIEN VALIEL MY GRACIAS TE DESEJO UM FELIZ NATAL CHEIO DE PAZ FELIZ 2012 :) =D

    ResponderExcluir
  74. gostei e muito legal as brincadeiras e vou uzar quase todas nesse natal!!!

    ResponderExcluir
  75. Adorei...vou colocar em prática já!

    ResponderExcluir
  76. muito bom, estas brincadeiras unem as pessoas
    dando um novo sentido ao celebrar o verdadeiro natal.Não se resume em comes, bebes e ganhar presentes.Parabéns!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  77. muitooo bom, esse natal vai ser o melhor com essas brincadeiras, obrigadaaaa *-*

    ResponderExcluir
  78. todas as dicas estão legais.

    ResponderExcluir
  79. Eu gostei muito das brincadeiras, vou fazer varias no natal desse ano.Obrigada !!

    ResponderExcluir
  80. Ridículas as brincadeiras! odiei todas

    ResponderExcluir
  81. mentira não achei as brincadeiras ridículas eu AMEI todas as brincadeiras e vocês me ajudaram muito no Natal
    BEIJOOOS :)

    ResponderExcluir
  82. AMEI!!! SUAS IDÉIAS FARÃO O NATAL DA MINHA FAMÍLIA BEM MAIS LEGAL!

    RENATA

    ResponderExcluir
  83. ADOREEI! SUAS DICAS VAO AJUDAR NAS DINAMICAS DE NATAL DA MINHA FAMILIA! FICAMOS TODOS AGRADECIDOS E FELIZ NATAL :)

    ResponderExcluir
  84. Nossa,que site maneiro...Só em imaginar as brincadeiras,me acabei de rir muuito aqui...Qnd eu tiver mais tempo,deixo aqui algumas ok?
    Feliiiz Natal a tds!!!

    ResponderExcluir
  85. parabens adorei msm tudo !!!!!!!!!
    tanto as ideias como as receitas vc tah de parabens!!!
    ^-^
    ana isabel

    ResponderExcluir
  86. amei vou fazer quase todas bjs

    ResponderExcluir
  87. é incrivel a variedade de brincadeiras,achei na verdade uma merda.... :\bom mas pra tudo tem um fracaço... gente tem o blog cheio de dicas que se chama paparazzi natannie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu blog não é sobre dicas e nem sobre o natal meu anjo este foi só um post que criei a muito tempo atras, para uma reunião de família... grata por sua opinião!

      Excluir
    2. Adorei as dinâmicas vou fzer a da COR DO ABRAÇO,pois,gostei muito

      Excluir
  88. E o Koo??? tem brincadeira pra ele???

    ResponderExcluir
  89. ACHEI MUITO LEGAL ESTÃO TODOS DE PARABÈNS

    ResponderExcluir
  90. oi! me chamo Aldenia moro na cidade de Redenção -ce-, e gostaria de desejar um ano novo cheio de paz, saúde , sucesso ,e realizações, para vc e sua familia.Adorei suas brincadeiras,agora e só usufruir ,sei que vai ser um sucesso,parabéns.....um abraço carinhoso,fica com ''DEUS''.

    ResponderExcluir
  91. Adorei as Brincadeiras!!!Feliz Ano Novo!!

    ResponderExcluir
  92. Adorei as Brincadeiras!!!Feliz Ano Novo!!

    ResponderExcluir
  93. adorei as brincadeiras me diverti com a dos presesntes de 1,99 minha sogra tirou um penico!!! ficou muito furiosa e feliz ao mesmo tempo! parabéns... gisele cavalcante
    paracuru-ce

    ResponderExcluir
  94. Ola gente sempre me surpreendo quando olho os comentários deste post pois eu criei ele enquanto estava organizando um natal aqui em casa com oda familia reunida. Postei porque foi uma forma de me ajudar a organizar, de poder compartilhar e também dizer que estas brincadeiras acabaram sendo significativas e divertidas. Fico feliz de ajudar vocês. Percebi algumas criticas também são sempre bem-vindas. Só queria lembrar que este blog não é especializado nisso. É apenas um cantinho meu pra compartilhas meus textos, reflexões, momentos e minhas receitas culinárias.
    Beijos e um feliz 2012 a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc esta de parabens !!!!
      Criticas ?????
      Deixa pra la......

      Excluir
  95. Amei, meu povo amou.
    Preciso de mais idéias para este ano.

    ResponderExcluir
  96. Adoreii, da vontade de fazer todas as brincadeiras Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça mesmo eu sempre que posso reinvento algo nas festas de família e reuniões com os amigos

      Excluir
  97. Gostei muito de suas brincadeiras, e são elas que irão alegrar o nosso Natal; Pois era disso que precisava!!!! Adorei.PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  98. Adorei todas as brincadeiras irei fazer algumas delas nesse natal. Mas tenho uma para vcs que eu elaborei no natal passado foi muito divertido todo rirão muito.É assim veja quantos homens vão a festa de natal e quantas mulhere e jovens ai compra presente baratinhos tipo 1,99 ai compre um quadro negro de criança , coloque na parede e escreve num papel sinho o nome de todos e enrrola coloca num saquinho e sortei os nomes entre todos eles, depois é assim o primeiro vai ao quadro e desenha a pessoa do qual ele saiu e o pessoal tenta adivinha quem é o que descobrir sera o proximo a ir até o quadro façam para ver como é divertido a e não podendo esquecer compre lembrancinhas para crianças que não iram participar para que elas não fique triste e comesem a chorar
    um grande abraço Cláudia Másala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão. Na próxima vou fazer essa.

      Excluir
    2. Muito criativa esta brincadeira.
      Obrigada

      Excluir
  99. adorei as brincadeiras ,meu natal concerteza vai ser com minha família proporcionando momentos prazerosos e de paz e muito amor!!!

    ResponderExcluir
  100. Parabens, essas brincadeiras sao otimas ... Concerteza meu natal será bem melhor devido á isso !

    ResponderExcluir
  101. amei a do porquinho !!!

    ResponderExcluir
  102. LÍVIA MUITO OBRIGADA PELAS SUGESTÕES. GOSTEI DE TODAS. ATÉ JÁ FIZ ALGUMAS EM NATAIS ANTERIORES. TINHA COMO SUGESTÃO: TROCAR O PORQUINHO (POIS NÃO TEM NENHUM SIGNIFICADO NATALINO) PELA IMAGEM DO MENINO JESUS (PREFERENCIALMENTE), OU PELO PAPAI NOEL, OU AINDA POR UMA RENA.FELIZ NATAL PARA VOCÊ COM OS TEUS FAMILIARES.
    FELIZ ANO NOVO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otima sugestão. Eu fiz ela com os bichinhos que vende na época de natal. Aqueles com gorrinhos, até hoje as pessoas ainda guardam de recordação.

      Excluir
  103. todas sao otimas! mas tenho uma pra vc! para familia grandes! pegue uma caixa e coloque varias objetos ex.. perucas, roupas saias grandes suteas, calcinhas grande, ai vc sorteia uma pessoas da familia, ai começa a fazer pergunta sobre a familia ex... quantos filhos sua tia maria tem^^quantos irmaos sua mae tem^~ pedro e q parentesco seu::; e assim vai conheçendo melhor a familia, a cada erro claro sem ver vai pegar um objeto da caixa e vestir! moral da hitoria todas vao se conhecer melhor! hoje em dia familia estao cada vez mas distante, ninguem quase nao se conhece mas!!!!!!

    ResponderExcluir
  104. me chamo Odacy e minha familia e enorme, fizemos um almoço de confraternizaçao, fiz essa brincadeira ai foi um sucesso! por isso mandei pra vc! moro em imperatriz maranhao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada odacy essa sua brincadeira me lembrou uma que fizemos na despedida de solteiro de uma amigae vestimos ela com cada erro que ela respondia ela terminou toda pintada e cheia de adereços.

      Excluir
    2. Parabéns e obrigada pelas dicas.

      Excluir
  105. eu adorei as brincadeiras... eu achei a mais engraçada a do porquinho, essa foi muito boa.... ehe... :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom é aproveitar as dicas e inovar..obrigada!

      Excluir
  106. Gostei muito são bem legais vou pegar algumas pro meu natal.

    ResponderExcluir
  107. A minha opinião é que gosto não se discute! Percebi várias críticas ao blog, mas a verdade é que talvez não satisfaça alguns, mas para outras famílias essas podem ser brincadeiras que irão resgatar a felicidade no Natal! O importante foi a intenção da Lívia de compartilhar o que ela sabe, pois se cada um de nós compartilharmos o que sabemos o mundo seria outro! Parabéns pela idéia Lívia!
    Sandra Patrícia Netto (me acompanhe no facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade as criticas vem de pessoas que nao leram ou entendem a proposta do meu blog que nao é sobre dicas e este só foi um post que fiz reunindo as brincadeiras que pesquisei para uma festa em família. obrigada pelo seu comentário

      Excluir
    2. Lívia parabéns e muito obrigada!!!Por ter compartilhado conosco essas idéias maravilhosas!! Que me dará oportunidade de interagir ainda mais com as pessoas que amo.Desejo à você e sua família um Feliz Natal e um Ano Novo com muita: paz,saúde,felicidades e realizações.

      Excluir
  108. mto interessante as dinâmicas, gostei msmo. Selecionei algumas..vai ser o melhor Natal em Família.

    ResponderExcluir
  109. AMEI,AMEI,AMEI CONSERTEZA IREI USASR A BRINCADEIRA DO PORQUINHO DE MAIS ESSA BRINKADERA A FAMILIA E OS AMIGOS VAO ADORAR E CONSERTEZA IREI FIKAR DO LADO DO MENINO MAIS GATO DA RUA E BEIJAR A BOCA DO PORQUINHO KKKK :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKK esperta você. EU fiz essa brincadeira no natal com aqueles bichinhos de pelúcia decorados.

      Excluir
  110. Oi flor...boa noite!!! Amei as sugestões e vou fazer a da direita e da esquerda na comemoração do niver do menino Jesus...Obrigada por compartilhar...
    Quando quiser ficarei feliz com sua visitinha em meu cantinho virtual. Seja sempre muito bem vinda. Tenha um Natal abençoado e um novo ano mega feliz...
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus abençoe o seu natal também e é claro. Será um prazer retribuir a visita.

      Excluir
  111. Ah nossa eu adorei tudinho vou fazer as que derem para fazer com meus amigos

    ResponderExcluir
  112. Adorei as brincadeiras vou fazer no Natal. Boas Festas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que otimo espero que faça alguma e se divirta muito!

      Excluir
  113. Suas dicas são demais, vc é iluminada, muito obrigada. Peço-lhe desculpas, pois não entendi a sequência da brincadeira "Quem comprou, ja me deu" e "Respostas Cantada" . Copiei os passos abaixo e agradeço muito se vc continuar os passos incluindo a brincadeira Palavra Cantada.
    1.O dono da casa começa escolhendo qualquer presente da árvore, e diz “Esse presente é meu e foi FULANO quem comprou!”.
    2. A pessoa que comprou o presente deverá dizer SIM ou NÃO. Se for SIM, o ganhador abre o presente, se for NÃO ele simplesmente o devolve para a árvore, e pode pagar um mico escolhido por quem comprou o presente.
    3. Em ambos os casos, quem comprou o presente é o próximo a escolher um presente da árvore, e assim vai até o final….
    4.
    5...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente eu tinha colocado os passos na brincadeira anterior ficou confuso. Faz tanto tempo que publiquei este post. Hoje aproveitei e reeditei ele. Obrigada!

      Excluir
  114. Postei 13/12/2012-19/45, escrevi Palavra Cantada, o correto é "Respostas Cantada". Espero sua reposta. Obrigada.

    ResponderExcluir
  115. já fiz as sua bricadeiras na fazenda com a familia e adoraram este ano vou fazer de novo. ai vai uma que gostei .......
    PERGUNTAS E RESPOSTAS
    gostei muito das dicas vai uma que brinco sempre com as amigas da 3ª idade: Faça várias perguntas com respostas e entregue para os presentes (1 pergunta para uma pessoa e1 resposta para outra pessoa) aliatóriamente .ex:1- Pergunta=Eu sou um jardim sem flor…
    1-resposta=Eu sou a flor do seu jardim 2-Pergunta=eu sou uma feijoadasem rabo…2-Resposta=Eu sou o rabo da sua feijoada. e assim sucessivamente. as perguntas e respostas vc/ faz de acordo com o público alvo .entendeu?

    feliz natal e 2013..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz essa dinâmica em sala de aula no primeiro dia com meus alunos. Foi bem engraçado. E quem achava sua dupla entregava um bombom e dava um abraço.

      Excluir
  116. Amei tudo! Parabéns!!!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  117. Adorei essas brincadeiras, antes o meu Natal não era "muito animado" Mais com essas brincadeiras vai ser o melhor natal de todos, muito obrigada! E parabéns!

    ResponderExcluir
  118. Amei as brincadeiras !!!

    ResponderExcluir
  119. Vc tem mais brincadeiras ??

    ResponderExcluir
  120. adorei suas brincadeiras
    com elas agente vai se divertir bastante

    ResponderExcluir
  121. adoooooooooooogo kkkkk

    ResponderExcluir
  122. PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE. ADOOOREI;

    ResponderExcluir
  123. Muiito boom o site!!
    Adorei

    ResponderExcluir
  124. Amei este site... tudo o que eu estava buscando... Parabens!

    ResponderExcluir
  125. Que bom que o mundo ainda tenha pessoas de coração puro,dispostas a compartilhar situações que possam melhorar a vida alheia.Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  126. Que legal adorei...obrigado por compartilhar essas brincadeiras conosco

    ResponderExcluir
  127. Oi Lívia ,meu nome é Suzinete , estou todos os anos olhando seu blog e utilizo muitas das brincadeiras nas confraternizações que participo. Então, este ano quero repassar e contribuir lhe enviando duas brincadeiras que eu mesma inventei e já usei ano passado ,todos amaram,demos muitas risadas.Seguinte:
    ALMOFADA DOS DESEJOS:
    -COMPRE UMA ALMOFADA BEM BONITA,PODE SER AQUELA FORMATO CORAÇÃO VERMELHO
    -EM PEDAÇOS DE VELCRO COLE NA PARTE DE DENTRO NOME DE CADA CONVIDADO EM TAMANHO QUE NÃO PREJUDIQUE A ADESIVIDADE DA PARTE DE CIMA QUE DEVERA CONTER PALAVRAS COMO: PAZ,FELICIDADE,AMOR,FORTUNA, CARINHO, PROSPERIDADE, SUCESSO, PAIXÃO ,ALEGRIA ETC
    -PREGUE COM UM PONTO DE LINHA OS DOIS LADOS DA PARTE DE BAIXO NA ALMOFADA E FAÇA A ADESÃO DA PARTE DE CIMA COM O DESEJO(PAZ,AMOR...)
    CADA DESEJO ESCONDERA EMBAIXO O NOME DOS PARTICIPANTES
    Escolha alguém pra começar e peça que a pessoa escolha um dos desejos e diga: EM 2014 DESEJO MUITA...PAZ...NA MINHA VIDA E NA VIDA DE ...(FULANA-NOME QUE ESTA ESCONDIDO EMBAIXO NO VELCRO)...
    E ASSIM TODOS ESCOLHEM E REVELAM QUEM VAI PERDENDO A CHANCE DE FICAR COM A ALMOFADA. O ULTIMO NOME QUE RESTAR FICA COM A ALMOFADA.
    -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc poderia me explicar melhor como fazer essa brincadeira? Adorei essa idéia...

      Excluir
  128. Muuito boa as dinamicas. amei da pra se divertir a noite inteira.

    ResponderExcluir
  129. Amei Lívia, estava procurando algo assim para animar a noite linda de Nata, obgl!! Grande bj e um MARAVILHOSO Natal para vc!!

    ResponderExcluir
  130. Muito Bom Lívia, ameei ;) Irei compartilhar com o nosso grupo de Jovens e irei me divertir também c as crianças na festinha de encerramento da escola. PARABÉNS ;) ARAGUAÍNA-TO

    ResponderExcluir
  131. Obrigada, estava procurando algo para animar o natal da minha família. Parabéns pela atitude ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  132. amei,são todas divertidas.feliz natal a todos

    ResponderExcluir
  133. muito legal amei estava precisando muito disso! bjss livia

    ResponderExcluir
  134. Oi Suely, diz que parte vc não entendeu e te explico,não tinha entrado desculpe.Lívia
    Tenho uma outra brincadeira CORAÇÕES COLORIDOS : Você pega um presente bem legal pequeno e unissex e coloca em uma pequena caixa enrola num papel de presente e desse mesmo papel faz um coraçãozinho . Coloca sucessivamente em caixa maiorzinha enrola e faz sucessivamente os coraçãozinhos. Devem pedir aos convidados que escolham um dos corações para concorrer ao grande prêmio e mostra a caixa grande no canto da sala . Ao ver a caixona todos vão ficar loucos pra ganhar. começa a brincadeira vc diz quem escolheu o coração com o mesmo padrão do papel que cobre o presentão ganha essa linda caixa,pode abrir seu presente. e ao abrir a pessoa encontra colado na próxima caixa um billhete: este presente não é seu, esta caixa pertence a quem tem o coração no padrão deste papel e assim segue e as pessoas não sabem quem fica com o presente até encontrá-lo na última caixa que terá no bilhete Feliz Natal,o presente é seu! Rende boas risadas.

    ResponderExcluir
  135. Livia, parabéns por compartilhar tantas ideias que com certeza contribuirão para a alegria e uniao dos integrantes da confraternização. Gostei muito. Depois lhe conto o resultado da minha confraternização, ok???

    ResponderExcluir
  136. Adorei as brincadeiras!!! Muito legais!!! São ótimas para animar qualquer tipo de festa. Fiz algumas do tipo no chá de bebê da minha filha, foi muito legal, todos adoraram, ficou muito divertido!!! Façam pelo menos uma, vcs vão adorar! e com certeza vou fazer tbem para o natal!!! Obrigada pelas idéias!!!

    ResponderExcluir
  137. oi é muito criativa mesmo gostei das brincadeiras!!!!! muito boas e criativas e animam a festa de ano novo e natal a gente se diverte!!!! parabens livia leite!!

    ResponderExcluir
  138. Parabéns, vc me ajudou muito, obrigada. Feliz Natal e próspero ano novo!!!

    ResponderExcluir
  139. Obrigada pela criatividade, com certeza usarei no nosso natal, Feliz natal a voce.
    Ana Claudia Lopes

    ResponderExcluir
  140. uai sô quantas brincadeira!!!!!!!! vô brinca de montão KKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei suas idéias,bastante criativas,usarei no natal desse ano,ok!Feliz Natal!!!!!!!!

      Excluir
  141. Todas as dinâmicas são muito interessantes e podem ser adaptadas à realidade de cada grupo. Parabéns e um feliz natal.

    ResponderExcluir
  142. SHOW DE BOLA... PARABÉNS PELA INICIATIVA E POR DISPONIBILIZAR ESTAS PRECIOSIDADES PARA TODOS NÓS.. FELIZ NATAL E ANO NOVO.
    JOSE DON CARLOS.

    ResponderExcluir
  143. Muito legal farei essas brincadeiras no ano novo na casa da minha vó com meus primos !!

    ResponderExcluir

»SEU COMENTÁRIO É SEMPRE BEM VINDO!

Não deixe de comentar e participar dando sugestões, indicando receitas, etc.!

Para responder a um comentário, click em responder. Vai abrir uma janela, nela você pode ir direto a caixa de comentário e responder sem apagar o código que aparece!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem escreve:

Quem escreve:
Livia Leite é teóloga e especialista em Docência do Ensino Superior. Estuda o 5º semestre de Filosofia. Apaixonada pela arte culinária, psicologia, filosofia e educação.